Theses and dissertations in nursing based on the theory of social representations: bibliometric analysis

Main Article Content

Clecio Andre Alves da Silva Maia
Kalyane Kelly Duarte de Oliveira
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo

Objetivo: descrever o panorama da produção científica em enfermagem utilizando a Teoria das Representações Sociais. Métodos: Trata-se de pesquisa bibliométrica, descritivo, de abordagem quantitativa. Após leitura dos resumos e sistematização do material, realizou-se análise estatística descritiva. Resultados: A partir da leitura e análise dos resumos catalogados on-line na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações de 2006 a 2014, encontrou-se o montante de 5165 trabalhos produzidos por enfermeiros no Brasil, entre os anos de 1997 a 2014. Desses 119 correspondem ao objeto de pesquisa “Teoria das Representações Sociais e Enfermagem”, compondo 2,30% da produção nacional dos enfermeiros. Desses 74,78% referem-se a dissertações e 25,22% referem-se as teses. A produção concentra-se 47,05 % na Região Sudeste, 29,41% no Sul, 23,52 % no Nordeste. Conclusão: A representatividade da temática no contexto nacional contribui para o avanço do conhecimento na área da Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Maia CAA da S, Oliveira KKD de, Miranda FAN de. Theses and dissertations in nursing based on the theory of social representations: bibliometric analysis. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 7º de janeiro de 2016 [citado 15º de agosto de 2022];8(1):4079-86. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4938
Seção
Research
Biografia do Autor

Clecio Andre Alves da Silva Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Especialista. Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN. Caicó-RN, Brasil.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Natal-RN, Brasil.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Natal-RN, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2