Gestão em saúde na fronteira: revisão integrativa da imbricância para a assistência hospitalar Health management in frontier: integrative review on its impact for hospital care

Main Article Content

Gabriela Formoso de Moraes
http://orcid.org/0000-0002-5663-3320
Leticia Silveira Cardoso
http://orcid.org/0000-0003-2602-1187
Liane Silveira da Rosa
http://orcid.org/0000-0001-7336-2035
Valdecir Zavarese da Costa
http://orcid.org/0000-0003-3020-1498
Cristiano Pinto dos Santos
http://orcid.org/0000-0001-5465-8877
Marta Regina Cezar-Vaz
http://orcid.org/0000-0002-0754-7469

Resumo

Objetivo: Identificar os subsídios propiciados pela produção científica à gestão hospitalar de saúde em áreas de fronteira. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que explorou o universo de 24 artigos indexados na Biblioteca Virtual de Saúde, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde-LILACS. Resultados: Aspectos Socioeconômicos da Gestão em Saúde na Fronteira que evidenciaram a Mobilidade de pessoas e a Gestão dos serviços de saúde e; Aspectos Clínicos para a Gestão em Saúde na Fronteira que destacou os Aspectos do serviço e as Características da clientela. Conclusão: A saúde em área de fronteira pela produção científica explorada apresentada subsidia a gestão hospitalar ao indicar os aspectos socioeconômicos como determinantes do processo saúde-doença. Determinação que acarreta na ampliação da demanda e da necessidade de tecnologia diagnóstica em saúde. Descritores: Saúde na fronteira, áreas de fronteira, administração hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
de Moraes GF, Cardoso LS, da Rosa LS, da Costa VZ, dos Santos CP, Cezar-Vaz MR. Gestão em saúde na fronteira: revisão integrativa da imbricância para a assistência hospitalar Health management in frontier: integrative review on its impact for hospital care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(3):867-74. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4537
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Gabriela Formoso de Moraes

Enfermeira. Especialista em Gestão Hospitalar.

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Doutora em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Gestão Pública. Profª do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Progama de Educação pelo Trabalho - PET VS. Integrante do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Liane Silveira da Rosa, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Bolsista PET-VS.

Valdecir Zavarese da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Profª do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Mariao. Integrante do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Cristiano Pinto dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando do Progama de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Profº do curso de enfermagem da Universidade da Região da Campanha - URCAMP-BAGÉ.

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoura em Filosofia da Enfermagem. Profª Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Coordenadora do LAMSA.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)