Indicação de alcoolismo em pescadores vítimas de lesão medular por mergulho Indication of alcoholism in fishermen victims of spinal cord injury by diving

Main Article Content

Eliane Santos Cavalcante
Izaura Luzia Silvério Freire
Andréa Tayse de Lima Gomes
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo

Objetivo: Analisar a indicação de alcoolismo em pescadores artesanais vítimas de lesão medular (LM) por mergulho por meio da aplicação do questionário CAGE. Métodos: Estudo seccional e analítico, com abordagem quantitativa, realizado entre outubro de 2013 e agosto de 2014. A amostra foi composta por 44 pescadores que sofreram LM por mergulho. Os dados foram coletados por meio de um roteiro estruturado e a análise foi por estatística descritiva. Resultados: Todos eram do sexo masculino (100,0%), na faixa etária de 46 a 60 anos (63,3%), 54,5% tinham até o ensino fundamental, viviam sem companheira (63,6%) e 52,3% relataram ter algum tipo de ocupação. Quanto ao questionário CAGE, a questão 1 teve o maior percentual de respostas positivas (90,9%). De acordo com o CAGE, constatou-se que 93,2% dos pescadores tinham indicação de alcoolismo. Conclusão: A maioria dos participantes possuíam indicação de alcoolismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Cavalcante ES, Freire ILS, Gomes AT de L, de Miranda FAN. Indicação de alcoolismo em pescadores vítimas de lesão medular por mergulho Indication of alcoholism in fishermen victims of spinal cord injury by diving. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 28º de setembro de 2022];8(2):4399-40. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4535
Seção
Research
Biografia do Autor

Eliane Santos Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem/EEN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Izaura Luzia Silvério Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem/EEN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Andréa Tayse de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGE/UFRN.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Enfermagem/DENF e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)