Accidents at work in the field practice of nursing students

Autores

  • Suelen Veras Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Clarice M de Araujo Rodrigues Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG)-RJ
  • Érika Almeida Alves Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Priscila de Castro Handem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3366-3374

Palavras-chave:

cidentes de trabalho, Estudantes de enfermagem, Saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivo: Descrever as condições de risco para acidente de trabalho na visão dos acadêmicos de enfermagem e discutir as implicações do acidente de trabalho para a saúde dos estudantes. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com acadêmicos de enfermagem de uma universidade federal da cidade do Rio de Janeiro. Resultados: Os estudantes acreditam que a ocorrência de acidentes de trabalho esta relacionada principalmente aos riscos no ambiente durante as atividades de ensino prático, podendo refletir na sua saúde física e mental. Conclusão: O risco biológico por perfuro cortante teve destaque para ocorrência de acidente de trabalho. Apesar de todos os estudantes utilizarem equipamento de proteção individual, houve a ocorrência de acidente de trabalho durante o ensino prático. Descritores: Acidentes de trabalho, Estudantes de enfermagem, Saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Veras Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho. 

Clarice M de Araujo Rodrigues, Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG)-RJ

Enfermeira. Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG)-RJ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Érika Almeida Alves Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira. Divisão Médica de Pessoal do Hospital Universitário Graffrée e Guinle (UNIRIO). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho. 

Priscila de Castro Handem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto. Departamento de Enfermagem Fundamental. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO). Líder do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho. 

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Gomes SV, Rodrigues CM de A, Pereira Érika AA, Handem P de C, Passos JP. Accidents at work in the field practice of nursing students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];7(4):3366-74. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4455

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics