Aplicabilidade das ações preconizadas pelo método canguru Share applicability recommended by kangaroo method

Main Article Content

Alessandra Patricia Stelmak
Márcia Helena de Souza Freire

Resumo

Objetivo:Identificar a prevalência das ações preconizadas pelo MC, na prática de cuidados ao recém-nascido pré-termo e/ou baixo peso, pela equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva neonatal que é referência estadual para o MC. Método: Pesquisa descritiva quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário estruturado com 37 profissionais de enfermagem de nível médio, em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, de fevereiro a abril de 2014. Resultados: o acolhimento, o incentivo ao toque, o aleitamento materno e o controle ambiental são as ações mais executadas pela equipe, apresentando cada uma 97% de aplicabilidade prática, e como ações menos executadas, a troca de fralda em decúbito lateral (83%), e o banho envolto em cueiros (58%). Conclusão: Esta equipe realiza as ações humanizadas de cuidado conforme preconizados pelo MC, e compreende a importância desses cuidados para o desenvolvimento infantil dos recém-nascidos. Existe necessidade de processo de educação permanente em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Stelmak AP, Freire MH de S. Aplicabilidade das ações preconizadas pelo método canguru Share applicability recommended by kangaroo method. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(3):795-802. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4429
Seção
Research
Biografia do Autor

Alessandra Patricia Stelmak, Universidade Federal do Paraná

Alessandra Patricia Stelmak. Enfermeira, Mestre, Especialista em Neonatologia, atua na Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Curitiba-PR, Brasil.

Márcia Helena de Souza Freire, Universidade Federal do Paraná

Márcia Helena de Souza Freire. Enfermeira, Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP/SP, Professora Adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Curitiba-PR, Brasil.

Plum Analytics