Medidas educativas para minimizar os riscos ocupacionais na equipe de enfermagem da UTI Educational measures to minimize occupational hazards in the ICU nursing staff

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Vanessa de Souza
Elaine Antunes Cortez
Thalita Gomes do Carmo

Resumo

O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases do Lilacs, Bdenf e Medline, cujo objetivo foi identificar os riscos ocupacionais associados aos trabalhadores da UTI, assim como seus fatores de risco; e propor medidas educativas aos riscos encontrados. Após critérios de inclusão e exclusão foram selecionados seis artigos. Os resultados indicaram riscos biológicos, riscos químicos, riscos ergonômicos, riscos físicos e riscos mecânicos, como riscos ocupacionais presentes e os fatores de riscos ocupacionais que influenciam na rotina e no desenvolvimento de trabalho da equipe de enfermagem. Os estudos apresentam poucas medidas educativas a fim de amenizar estes tipos de riscos aos trabalhadores. Conclui-se que todos os riscos ocupacionais estão presentes na UTI, mas risco ergonômico é o responsável pelos altos índices nas pesquisas evidenciando o estresse como seu maior consequência. A educação permanente permeia as propostas educativas para minimizar os riscos ocupacionais.

Descritores: Enfermagem; Saúde ocupacional; Saúde do trabalhador;  Unidade        de terapia intensiva.

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Como Citar
1.
de Souza V, Antunes Cortez E, Gomes do Carmo T. Medidas educativas para minimizar os riscos ocupacionais na equipe de enfermagem da UTI Educational measures to minimize occupational hazards in the ICU nursing staff. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(2):583-91. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4407
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Vanessa de Souza

Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho - UFF Pós Graduada em Controle de Infecção em Assistência à Saúde - UFF

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Departamento materno-infantil e psiquiátrica (MEP).

Thalita Gomes do Carmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Macaé

Núcleo de Clínica Médica Cirúrgica

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