Cuidado em saúde às pessoas com transtorno mental na Rede de Atenção Psicossocial Health care to people with mental disorders in the network for psychosocial care
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Descrever o cuidado em saúde às pessoas com transtorno mental na Rede de Atenção Psicossocial. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, realizado com 1595 usuários de Centros de Atenção Psicossocial nos três estados da região Sul do Brasil, em 2011. Os dados foram digitados no programa estatístico Epi-info 6.04 e a análise foi realizada no STATA 9.0. Resultados: O percentual de usuários que possuem morbidades não psiquiátricas corresponde a 45,3%. Entre as morbidades não psiquiátricas a hipertensão e a diabetes estão entre as mais referidas. Quanto ao local de atendimento das morbidades não psiquiátricas, a maioria dos participantes informou ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde. Conclusão: O transtorno mental é apenas uma das necessidades de cuidado, por isso, é importante pensar esse cuidado para além do transtorno, tendo como foco principal a pessoa e sua complexidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Demarco D de A, Jardim VM da R, Kantorski LP. Cuidado em saúde às pessoas com transtorno mental na Rede de Atenção Psicossocial Health care to people with mental disorders in the network for psychosocial care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 2º de julho de 2022];8(3):4821-5. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4361
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.