Morbidade materna pela doença hipertensiva especifica da gestação: estudo descritivo com abordagem quantitativa Maternal morbidity by hypertensive disease specific of the pregnancy: a descriptive study of a quantitative approach

Autores

  • Amanda Fernandes do Nascimento da Cruz UFF
  • Bianca Dargam Gomes Vieira UFF
  • Valdecyr Herdy Alves UFF
  • Diego Pereira Rodrigues UFF
  • Ana Beatriz Azevedo Queiroz UFRJ
  • Keitt Martins Santos HEMORIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4290-4299

Palavras-chave:

Hipertensão, gestantes, morbidade, saúde da mulher, prevalência.

Resumo

Objetivos: identificar o perfil das mulheres com Doença Hipertensiva Especifica da Gestação atendidas no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Método: estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Realizado no HUAP. Resultados: no ano de 2011, 8% das internações na maternidade do HUAP foram decorrentes da DHEG. A idade média das pacientes foi de 29 anos. Referente à raça/cor houve predominância da cor parda, 57%. Quanto à paridade, 30% eram primigestas. Os diagnósticos médicos predominantes foram Hipertensão Arterial Não Classificada 30% e Pré-eclâmpsia, 28%. Considerações finais: a DHEG é uma das principais causas de mortalidade materna, e o conhecimento a respeito do perfil da população permite a enfermagem obstétrica possa exercer um papel fundamental no auxilio a redução da mortalidade materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Fernandes do Nascimento da Cruz, UFF

Enfermeiro, Mestranda em Enfermagem, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bianca Dargam Gomes Vieira, UFF

Prof.ª Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAAN) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Assistente 2 do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras/ Rio de Janeiro (ABENFO-RJ)

Valdecyr Herdy Alves, UFF

Prof. Dr. Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança Coordenador do Banco de Leite Humano - HUAP/UFF. Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras/ Nacional (ABENFO). 

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde da EEAAC/UFF. Professor substituto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF. Membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: saúde da mulher e saúde da criança. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras/ Rio de Janeiro (ABENFO-RJ)

 

Ana Beatriz Azevedo Queiroz, UFRJ

Profª Dr. da Escola de Enfermagem Ana Nery – EEAN, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Esp. Em Saúde da Mulher. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde da Mulher/ NUPESM. Líder do grupo de pesquisa de Saúde Sexual e Reprodutiva.

Keitt Martins Santos, HEMORIO

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Residência em Enfermagem Oncológica no Instituto Nacional do Câncer - INCA - com ênfase em Enfermagem Oncológica Clínica

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
Cruz AF do N da, Vieira BDG, Alves VH, Rodrigues DP, Queiroz ABA, Santos KM. Morbidade materna pela doença hipertensiva especifica da gestação: estudo descritivo com abordagem quantitativa Maternal morbidity by hypertensive disease specific of the pregnancy: a descriptive study of a quantitative approach. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(2):4290-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4356

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics