Perfil clínico-epidemiológico de adultos hiv-positivo atendidos em um hospital de Natal/RN Clinical-epidemiological profile of hiv-positive adults attended in a hospital from Natal/RN

Autores

  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Rafael Tavares Silveira Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Olga Priscilla Gonçalves Prefeitura Municipal de Japi/RN.
  • Maiara Menezes Reis Prefeitura municipal de Pedro Velho/RN.
  • Bárbara Coeli Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4689-4696

Palavras-chave:

Perfil de Saúde, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, HIV, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico-clínico e de hábitos de vida de adultos HIV-positivo. Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com amostra de 331 pessoas soropositivas com agendamento ambulatorial entre fevereiro e agosto de 2014 de um hospital de referência de Natal/RN. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada. Resultados: Os resultados mostraram predominância de: homens (52%), jovens (42%), procedentes da capital (58%), cor parda (53%), solteiro (56%), heterossexuais (79%), pobres (68%). A maioria realizou o primeiro exame anti-HIV há menos de cinco anos (60%), tiveram sinais e sintomas da AIDS antes do exame (90%), foram internados (90%), iniciaram o TARV há menos de cinco anos (60%), julgam ter bom conhecimento sobre a doença (75%) e acreditam que sua saúde melhorou (92%). Não consumem álcool (71%), não fumam (88%) e não usam drogas ilícitas (92%), nunca usaram preservativos antes do diagnóstico (62%). Conclusão: O perfil identificado segue as tendências nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto IV do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Rafael Tavares Silveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEnf/UFRN).

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciência da Saúde. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia. Pau dos Ferros/RN, Brasil.

Olga Priscilla Gonçalves, Prefeitura Municipal de Japi/RN.

Médica da Estratégia de Saúde da Família de Japi/RN. 

Maiara Menezes Reis, Prefeitura municipal de Pedro Velho/RN.

Médica da Estratégia de Saúde da Família de Pedro Velho/RN.

Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Silva RAR da, Silva RTS, Nascimento EGC do, Gonçalves OP, Reis MM, Silva BCO da. Perfil clínico-epidemiológico de adultos hiv-positivo atendidos em um hospital de Natal/RN Clinical-epidemiological profile of hiv-positive adults attended in a hospital from Natal/RN. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(3):4689-96. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4294

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics