Importância da mobilidade para tetraplégicos e paraplégicos: implementação dos conhecimentos de enfermagem no cuidar multidimensional Importance of mobility for quadriplegics and paraplegics: implementation of nursing knowledge in care multidimensional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.289-296

Palavras-chave:

assistência à saúde, exercício, paraplegia, quadriplegia, assistência de enfermagem

Resumo

Objetivo: Realizar uma busca das produções científicas publicadas, a respeito da importância dos exercícios físicos na promoção do cuidar multidimensional ao indivíduo paraplégico ou quadriplégico, assim como investigar os conhecimentos da enfermagem sobre o benefício de tais atividades e esclarecer a atuação do enfermeiro na assistência a pessoa paraplégica ou tetraplégica. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados lilacs, scielo, medline, bdenf e portal da capes, correspondendo aos anos de 2004 a 2014. Resultados: Os pacientes acometidos por lesão medular apresentam déficits de cuidado e autocuidado. Dessa maneira constatou-se que a prática de exercícios, oferecem diversos benefícios incluindo os biopsicossociais. Conclusão: Percebe-se que a prática dos exercícios físicos, ainda não tem sua efetivação, contudo é importante o conhecimento da enfermagem sobre estes exercícios, bem como benefícios, a fim de nortear os familiares e prestar uma assistência de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayda Babel Alves de Lima, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, campus Cuité-PB.

Jocelly de Araújo Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Enfermeira. Professora da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil. Mestre pela Universidade do Rio Grande do Norte/UFRN. Natal-RN, Brasil.

Jaciara Milena de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil.

Iara Pereira Paixão, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil

Niedja Naira Silveira de Almeida, Hospital Memorial São Francisco Home Care, João Pessoa-PB.

Fisioterapeuta do Hospital Memorial São Francisco Home Care. Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória pelo UNIPÊ. João Pessoa, Basil.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
de Lima NBA, Ferreira J de A, de Araújo JM, Paixão IP, Silveira de Almeida NN. Importância da mobilidade para tetraplégicos e paraplégicos: implementação dos conhecimentos de enfermagem no cuidar multidimensional Importance of mobility for quadriplegics and paraplegics: implementation of nursing knowledge in care multidimensional. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(1):289-96. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4291

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics