As necessidades de cuidado do cliente oncológico hospitalizado: aplicação da taxonomia nanda Care needs of hospitalized cancer patients: application of nanda taxonomy

Main Article Content

Karen Christine de Faria Velloso de Brito
Sonia Regina de Souza

Resumo

OBJETIVOS: Identificar as necessidades de cuidado do cliente oncológico e correlacionar essas necessidades com os domínios da taxonomia NANDA. MÉTODOS: Estudo qualitativo realizado nas enfermarias clínicas de internação de adultos de um hospital universitario do Rio de Janeiro. Foram realizadas 7 entrevistas e analisadas através do método de análise temática. RESULTADOS: As entrevistas apontaram que os clientes oncológicos possuem seu padrão de sono, nutrição e eliminações alterados durante a hospitalização.  Também foi evidenciado a esperança na cura, a crença e o apoio da familia e amigos influenciando no processo de enfrentamento da doença. Nas entrevistas foram apontadas duas dimensões da Enfermagem: A Enfermagem relacionada a técnicas e procedimentos, e a Enfermagem relacionada à comunicação terapêutica. CONCLUSÃO: Identificar as necessidades de cuidado de Enfermagem desses clientes significa observá-lo por completo, enxergar além da patologia, visualizar um ser que possui crenças, valores, capacidade de enfrentamento e um forte apoio de familiares e amigos. DESCRITORES: Enfermagem oncológica, Determinação das necessidades de cuidado, Planejamento de assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Velloso de Brito KC de F, Souza SR de. As necessidades de cuidado do cliente oncológico hospitalizado: aplicação da taxonomia nanda Care needs of hospitalized cancer patients: application of nanda taxonomy. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(2):327-32. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4138
Seção
Research
Biografia do Autor

Karen Christine de Faria Velloso de Brito, Enfermeira graduada pela EEAP/UNIRIO. Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela EEAP/UNIRIO. Pós-graduada em Enfermagem em Oncologia Clínica pela UVA.

Enfermeira graduada pela EEAP/UNIRIO. Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela EEAP/UNIRIO. Pós-graduada em Enfermagem em Oncologia Clínica pela UVA.

Sonia Regina de Souza

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV do Departamento de Enfermagem Medico Cicúrgica da EEAP/UNIRIO.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)