Information incompleteness of Live Births in São Luís/MA in 2012

Autores

  • Flávia Baluz Bezerra de Farias-Nunes Universidade Federal do Maranhão
  • Fabiana Villela Mamede Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP
  • Patrícia Santos Prudêncio Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP
  • Juliana Ferreira de Santana Carvalho Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3705-3713

Palavras-chave:

estatísticas vitais, declaração de nascimento, sistemas de saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar o Sistema de Informação de Nascidos Vivos na cidade de São Luís/MA referentes às variáveis relacionadas à mãe, criança e a gestação.Métodos: Trata-se de um estudo longitudinal e retrospectivo. A coleta de dados foi realizada em 2012, com populacional de 18.065 nascidos vivos, por meio da Declaração de Nascidos Vivos.Realizou-se o cálculo do percentual de incompletitude pelo critério de classificação da escala de Romero e Cunha.Resultados:Completitude identificada de regular a excelente para a maioria das variáveis. As variáveis maternas e infantis que apresentaram excelente completitude foram: idade materna, estado civil, escolaridade, sexo da criança, peso e índice de Apgar no 1º e 5º minuto. Os maiores percentuais de incompletitude foram às variáveis: idade gestacional, ocupação da mãe, quantidade de filhos vivos e filhos mortos. Conclusões: A cobertura estimada do Sistema de Informação de Nascidos Vivos apresentou uma completitude regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Baluz Bezerra de Farias-Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Fabiana Villela Mamede, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

PhD, Professor Doutor. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Patrícia Santos Prudêncio, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

Doutoranda. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Juliana Ferreira de Santana Carvalho, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

Especialista em Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Publicado

2016-01-06

Como Citar

1.
Farias-Nunes FBB de, Mamede FV, Prudêncio PS, Carvalho JF de S. Information incompleteness of Live Births in São Luís/MA in 2012. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(1):3705-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3876

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics