Use of medicinal plants by people with venous ulcer in outpatient treatment

Autores

  • Dalva Cezar da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria de Lourdes Denardin Budó Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Denise Schimith Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisa Vanessa Heisler Universidade Federal de Santa Maria
  • Bruna Sodré Simon Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2895-2997

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Medicina tradicional, Úlcera varicosa, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer a utilização de plantas medicinais por pessoas com úlcera venosa acompanhadas no ambulatório de um hospital público, da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Método: Pesquisa qualitativa, descritiva, na qual foram entrevistadas 14 pessoas com úlcera venosa entre janeiro e fevereiro de 2013. Os dados foram tratados conforme a análise de conteúdo. Resultados: Elaboraram-se as categorias: Plantas medicinais utilizadas no cuidado da úlcera venosa; Aprendizado no cuidado com plantas medicinais; e Formas de uso das plantas medicinais no cuidado à úlcera venosa. Conclusão: As plantas são utilizadas na forma de chá ou diretamente na lesão. Esse cuidado antecede a busca aos serviços de saúde ou ocorre de forma complementar às práticas profissionais. Faz-se importante a enfermagem identificar a influência desse conhecimento popular no cuidado de pessoas com úlcera venosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2007), especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano-UNIFRA (2010) e mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM (2013). Atualmente é doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e enfermeira técnica-administrativa no Departamento de Enfermagem da UFSM. Exerce atividades no Laboratório de Práticas de Enfermagem, na Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), como assessora técnica no campo prático da Disciplina Enfermagem no Cuidado ao Adulto, e na Revista de Enfermagem da UFSM-REUFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem-UFSM e do Grupo de Estudos em Lesões de Pele (GELP-HUSM). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, doenças crônicas, úlceras varicosas e cultura.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Elisa Vanessa Heisler, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGenf- UFSM, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família.

Bruna Sodré Simon, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Enfermagem - Évora/Portugal. Doutor em Enfermagem. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2/CNPq. Natal, RN, Brasil.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Silva DC da, Budó M de LD, Schimith MD, Heisler EV, Simon BS, Torres G de V. Use of medicinal plants by people with venous ulcer in outpatient treatment. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de março de 2024];7(3):2895-97. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3812

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics