Strategies for joining to the treatment for seropositive pregnant women to human immunodeficiency virus

Autores

  • Fabiani Weiss Pereira Universidade Federal de Rio Grande
  • Raquel Einloft Kleinubing Universidade Federal de Santa Maria
  • Silomar Ilha Universidade Federal de Rio Grande
  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal de Rio Grande
  • Michele Bulhosa de Souza Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2796-2804

Palavras-chave:

HIV, Gestantes, Profissionais da saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias que os profissionais utilizam para auxiliar na adesão ao tratamento de gestantes soropositivas para o Vírus da Imunodeficiência Humana. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de caráter qualitativo desenvolvida com dez profissionais que atuam em um Centro de Testagem e Aconselhamento no sul do Brasil. Os dados, coletados no período de maio de 2010 por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise temática. Resultados: Os resultadosapontaram como estratégias ações de acolhimento, visando a inclusão dessas gestantes no serviço e a aproximação com a equipe; a realização de atividades grupais e a busca ativa das faltosas, respeitando sua autonomia e preservando seu sigilo.  Conclusão: Concluiu-se que para a adesão ao tratamento é necessário que a equipe esteja envolvida no atendimento de forma interdisciplinar, humanizada e qualificada, podendo o enfermeiro ser o articulador das ações. Descritores: HIV, Gestantes, Profissionais da saúde, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiani Weiss Pereira, Universidade Federal de Rio Grande

Enfermeira. Especialista em Enfermagem na Saúde da mulher. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade (GEPEGS/FURG). Bolsista CAPES. 

Raquel Einloft Kleinubing, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva com ênfase em Oncologia e CIH. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM). Bolsista Demanda Social CAPES.

Silomar Ilha, Universidade Federal de Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Rio Grande (RS), Brasil.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal de Rio Grande

Enfermeira. Doutora. Professora do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG)

Michele Bulhosa de Souza, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Mestre. Professora de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Pereira FW, Kleinubing RE, Ilha S, Gomes GC, de Souza MB. Strategies for joining to the treatment for seropositive pregnant women to human immunodeficiency virus. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(3):2796-804. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3799

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics