Permanent education in health in an intensive care unit: the perception of the nurses

Autores

  • Caroline Citoula Paim Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande
  • Dirce Stein Backes Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2001-2010

Palavras-chave:

Educação em saúde, unidade de terapia intensiva, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de enfermeiros atuantes na Unidade de Terapia Intensiva acerca do processo de Educação Permanente com vista a sua posterior implementação no serviço.Métodos:Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, realizada de junho a agosto de 2013, com cinco enfermeiros atuantes em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de médio porte da região central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário contendo questões abertas e o tratamento dos dados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Emergiramduas categorias:O Enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva: percepções e atribuições; Delineando estratégias para a qualificação do processo de trabalho. Conclusão: Foi possível identificar que a Educação Permanente é um processo lento e progressivo que não pode perder o foco principal que visa à qualidade do cuidado, pois apresenta significativo resultado de transformação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Citoula Paim, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal pelo Centro Universitário Franciscano. Santa Maria (RS), Brasil.

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. 

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, (RS), Brasil. 

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Citoula Paim C, Ilha S, Stein Backes D. Permanent education in health in an intensive care unit: the perception of the nurses. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):2001-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3586

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics