Análise dos acidentes de trabalho na equipe de enfermagem: uma revisão integrativa Analysis of the accidents at work in the nursing staff: an integrative review

Main Article Content

Patrick Leonardo Nogueira da Silva
Larissa Mendes Carvalho
José Márcio Girardi de Mendonça
Renata Patrícia Fonseca Gonçalves
Simone Guimarães Teixeira Souto
Marcelo Rocha Torres

Resumo

Objetivo: Analisar os acidentes de trabalho na equipe de enfermagem. Método: Revisão integrativa na qual a amostra de artigos captados estava disponível em periódicos nacionais e internacionais e se encontravam nas bases do SCIELO e LILACS, durante os anos de 2007-2011. Resultados: Encontrou-se 212 publicações, sendo que 18 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão. Encontrou-se um maior número de publicações na SCIELO (61%) e houve igualdade no número de publicações nos anos de 2007-2009 e 2011 (22,2%). Após a análise, percebeu-se que a equipe de enfermagem é bastante atingida pelos acidentes de trabalho, e que os materiais perfurocortantes são os principais vilões nesse sentido, e o material biológico se faz bastante presente. Conclusão: Conclui-se que não somente os trabalhadores devem ter a ciência dos cuidados em seu local de trabalho, mas também as instituições de saúde em cumprir suas obrigações visando à proteção do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
da Silva PLN, Carvalho LM, de Mendonça JMG, Gonçalves RPF, Souto SGT, Torres MR. Análise dos acidentes de trabalho na equipe de enfermagem: uma revisão integrativa Analysis of the accidents at work in the nursing staff: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 28º de setembro de 2022];8(4):5163-76. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3526
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro especialista em Saúde da Família e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Larissa Mendes Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

José Márcio Girardi de Mendonça, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro especialista em Saúde Pública, Mestre em Enfermagem, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Unimontes.

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira especialista em Controle de Infecção Hopitalar, Mestre em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Unimontes.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira especialista em Terapia Intensiva e Gestão Hospitalar, Mestre em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Unimontes.

Marcelo Rocha Torres, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro especialista em Emergência, Trauma e Terapia Intensiva, Servidor público do Hospital Universitário Clemente de Farias - HUCF/Unimontes.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)