Violence against women: featuring the victim, aggression and the author

Autores

  • Franciele Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espirito Santo
  • Larissa Regina Bravim Universidade Federal do Espirito Santo
  • Eliane de Fátima Almeida Lima Universidade Federal do Espirito Santo
  • Cândida Caniçali Primo Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2181-2191

Palavras-chave:

Violência, Violência contra a mulher, Maus tratos conjugais

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil da violência contra a mulher, no que se refere à agressão, às características sociodemográficas da vítima e do autor da violência. Método: estudo transversal, abordagem quantitativa e análise descritiva. A população foi constituída por 42 mulheres vítimas de violência. Resultados: predomínio de mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos, ensino médio completo e renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. A violência física, psicológica e moral prevaleceram em 26,2% dos casos. Os principais agressores foram os companheiros e o ciúme foi apontado como principal fator de desencadeio para agressão. Os agressores, em sua maioria, apresentam-se entre a faixa etária de 40 a 49 anos e cursaram até o ensino fundamental completo. Conclusão: nota-se o desafio e a responsabilidade dos profissionais de saúde no reconhecimento e no registro dos casos atendidos nos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Epidemiologia. Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq - CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Larissa Regina Bravim, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. 

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq - CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Costa Leite FM, Bravim LR, Lima E de FA, Primo CC. Violence against women: featuring the victim, aggression and the author. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];7(1):2181-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3464

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics