Self-care in nursing: an integrative review

Main Article Content

Clecio Andre Alves da Silva Maia
Ramonyer Kayo Morais de Oliveira
Johny Carlos de Queiroz

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de cuidar de si na enfermagem. Método: Trata-se de um estudo reflexivo e de revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando os descritores controlados “autocuidado”, “enfermagem”, “trabalho” e “hospital” e o não controlado “cuidar de si”. Resultados: Foram analisados 5 produções científicas, sendo os resultados agrupados em dois pilares: caracterização dos estudos encontrados; e questões teóricas trazidas pelos estudos, tais como a interface entre o cuidar de si e o descuidado da enfermagem, o cuidar de si em meio às teorias e a concepção espiritual e, as implicações do cuidar de si para a enfermagem. Conclusão: Conclui-se que o cuidar de si deve ser uma prática incorporada pelos enfermeiros e acadêmicos para que estes não sofram desgaste através das vivências cotidianas do trabalho, para que este hábito favoreça a si mesmo e o cuidar do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Maia CAA da S, Oliveira RKM de, Queiroz JC de. Self-care in nursing: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 18º de agosto de 2022];7(1):2104-12. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3460
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Clecio Andre Alves da Silva Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte Campus Caicó, Especilista em Nefrologia pela Faculdade Maurício de Nassau.

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro do Hospital Regional de Apodi, especialista em Terapia INtensiva.

Johny Carlos de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor mestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)