Moral harassment: a study with nurses of the family health strategy

Autores

  • Alana Franco da Silva UFPB
  • Solange Fátima Geraldo da Costa UFPB
  • Patrícia Serpa de Souza Batista UFPB
  • Ana Aline Lacet Zaccara UFPB
  • Isabelle Cristinne Pinto Costa UFPB
  • Marcella Costa Souto Duarte UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1820-1831

Palavras-chave:

Violência, enfermeiros, dano moral.

Resumo

Objetivos: Investigar a ocorrência da prática do assédio moral no  ambiente de trabalho de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família; averiguar quem são os assediadores; identificar as características dos agressores; verificar as consequências da prática do assédio moral para a saúde do profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa, desenvolvida em Unidades de Saúde da Família, do município de João Pessoa, com 30 enfermeiros, com a aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio de frequência e percentual. Resultados: Dos trinta enfermeiros da pesquisa, dez (33,3%) sofreram assédio moral, e em 46,1% dos casos, os agressores eram apoiadores. No que tange a problemas de saúde em consequência do assédio, destaca-se o estresse (92,3%). Conclusões: O estudo evidenciou que um número significativo de enfermeiros foram vítimas de assédio moral em seu ambiente de trabalho, de forma repetitiva e sistemática, o que acarreta problemas de saúde para o trabalhador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Franco da Silva, UFPB

Enfermeira. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS-UFPB

Solange Fátima Geraldo da Costa, UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto– USP. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da UFPB. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS-UFPB. 

Patrícia Serpa de Souza Batista, UFPB

Enfermeira. Doutora em Educação pela UFPB. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS-UFPB. Brasil.

Ana Aline Lacet Zaccara, UFPB

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética – CCS/UFPB. 

Isabelle Cristinne Pinto Costa, UFPB

Enfermeira. Fonoaudióloga. Doutoranda em Enfermagem pela UFPB. Docente da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética - CCS/UFPB.

Marcella Costa Souto Duarte, UFPB

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente do Centro Universitário de João Pessoa. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética - CCS/UFPB.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Silva AF da, Costa SFG da, Batista PS de S, Zaccara AAL, Costa ICP, Duarte MCS. Moral harassment: a study with nurses of the family health strategy. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(1):1820-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3459

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics