How caretakers of paraplegics deal with the overload of activities on a daily basis
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Investigar como cuidadores domiciliares de pessoas com lesão medular lidam com a sobrecarga do cuidado no dia a dia. Método: Estudo descritivo, abordagem qualitativa, realizado no segundo semestre de 2011, com cuidadores principais e informais de paraplégicos, usuários de duas instituições de reabilitação, localizadas na Cidade do Rio de Janeiro. Coleta de dados a partir de entrevista semi-estruturada e análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 047/2011. Resultados: Relatos evidenciaram duas categorias, a saber: “Compreendendo para melhor cuidar do outro”; e “Avaliando a sobrecarga do cuidado para com o outro”. Conclusões: Conclui-se que a compreensão dos conflitos da pessoa com lesão medular deve ser premissa para que o cuidador domiciliar exerça suas atividades sem maiores desgastes e sobrecarga que o impeça de suprir suas próprias necessidades.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Machado WC alves, Alvarez AB, Teixeira ML de O, Branco EM da SC, Figueiredo NMA de. How caretakers of paraplegics deal with the overload of activities on a daily basis. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 15º de agosto de 2022];7(1):1796-807. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3344
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.