Road accidents with motorcycles among workers of a textile industry

Main Article Content

Eliane Santos Cavalcante
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
João Mário Pessoa Júnior
Joana D´Arc de Souza Oliveira
Cleonice Andrea Alves Cavalcante
Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil das vítimas de acidentes de trajetos com envolvimentos de motocicletas entre trabalhadores de uma indústria têxtil do Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo transversal, descritivo, com dados coletados nos prontuários e registros da própria indústria no período de 2008 a 2009. Resultados: 81 casos de acidentes com trabalhadores envolvendo motocicletas. Destes, 62% eram do sexo masculino, com maior incidência entre 22 e 25 anos; 69% necessitaram de afastamento igual ou inferior a 15 dias; quando o afastamento foi superior a 15 dias, a média foi de 274,3 dias; 71% sofreram lesões em membros inferiores e superiores. Conclusão: O reconhecimento dessas características é útil para subsidiar estratégias de prevenção dos acidentes de motos e o aprimoramento do serviço de referência em emergência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Cavalcante ES, Miranda FAN de, Pessoa Júnior JM, Oliveira JD de S, Cavalcante CAA, Robazzi ML do CC. Road accidents with motorcycles among workers of a textile industry. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 28º de setembro de 2022];6(2):561-70. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3316
Seção
Research
Biografia do Autor

Eliane Santos Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Escola de Enfermagem da UFRN.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade do CNPp. 

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Gradução em Enfermagem na Atenção à Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor temporário da Escola de Enfermagem - UFRN.

Joana D´Arc de Souza Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira.  Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN.  Professora da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura.  

Cleonice Andrea Alves Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Escola de Enfermagem da UFRN.

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora. Professora titular da Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>