The lactation in women with premature babies: reconstructing the nursing care

Autores

  • Suzana de Souza Baptista Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Rosangela de Mattos Pereira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa Universidade Federal Fluminense
  • Gleiciana Sant’Anna Vargas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1036-1046

Palavras-chave:

Aleitamento materno, leite humano, saúde da mulher, enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HUAP, no manejo clínico da amamentação junto às mães de recém-nascidos pré-termo. Método: pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do HUAP sob protocolo: 0199.0.258.000-11, viabilizando o início da coleta de dados realizada entre junho e agosto de 2012, mediante entrevista semiestruturada junto a vinte e dois (22) enfermeiros atuantes naquela Unidade. Resultados: verificou-se insuficiência de conhecimento e habilidade dos sujeitos para manejar adequadamente as situações que podem obstaculizar a amamentação bem sucedida. Os enfermeiros devem atuar como educadores, responsáveis pelo gerenciamento do cuidado, sendo também capazes de definir estratégias para que haja sucesso no processo de aleitamento materno. Conclusão: assim, o processo educativo do enfermeiro é essencial para a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Souza Baptista, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, graduanda pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil.

Rosangela de Mattos Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Ciências do Cuidado da Saúde da EEAAC/ UFF. Rio de Janeiro, Brasil

Maria Teresa de Souza Rosa Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Gleiciana Sant’Anna Vargas, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Publicado

2014-07-02

Como Citar

1.
Baptista S de S, Alves VH, Souza R de MP de, Rodrigues DP, Barbosa MT de SR, Vargas GS. The lactation in women with premature babies: reconstructing the nursing care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(3):1036-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3205

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics