Communication with people with hearing disabilities: an integrative review

Autores

  • Rodrigo Sousa de Miranda UFRJ
  • Carla Oliveira Shubert Universidade Estácio de Sá
  • Wiliam César Alves Machado UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1695-1706

Palavras-chave:

Linguagem de sinais. Comunicação não verbal. Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura como ocorre a comunicação entre profissionais de saúde e os pacientes com deficiência auditiva. Método: Revisão integrativa. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, BDENF, LILACS e SciELO por meio de seus descritores: comunicação, enfermagem, deficiência auditiva, surdez, surdos e cuidados de enfermagem. Resultados: Os 19 artigos foram agrupados nas seguintes categorias: estratégias de comunicação; formação profissional; relacionamento do profissional com o surdo e sugestões para melhoria da comunicação entre surdos e profissionais de saúde. Conclusão: Cada surdo apresenta necessidades comunicacionais específicas, cabendo ao enfermeiro a escolha, junto com o surdo, da melhor estratégia de comunicação, respeitando suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sousa de Miranda, UFRJ

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Professor Substituto no Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ.

Carla Oliveira Shubert, Universidade Estácio de Sá

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Professora Auxiliar na Universidade Estácio de Sá.

Wiliam César Alves Machado, UNIRIO

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar,  Mestrado Profissional (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
de Miranda RS, Shubert CO, Alves Machado WC. Communication with people with hearing disabilities: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1695-706. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3204

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics