Aged: functional capacity for basic and instrumental activities of daily living

Autores

  • Leticia Silveira Cardoso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana
  • Bárbara Tarouco da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daiane dos Santos Rodrigues Centro Universitário Franciscano
  • Cristiana Lopes Leal Hospital Santa Casa de Caridade de Rio Grande
  • Marcelo Clarete Seracini Penner Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Alegrete

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.584-593

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Institucionalização, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a capacidade funcional das pessoas idosas residentes em duas instituições de longa permanência de um município da região da campanha/RS. MÉTODO: Com abordagem exploratório-descritiva, aplicou-se a Escala de Katz e a de Lawton a 44 pessoas idosas para a coleta de dados, que foram analisados qualitativamente. RESULTADOS: As atividades básicas da vida diária, Escala de Katz, apresentaram maior grau de independência em relação às instrumentais, Escala de Lawton. As dependências das pessoas idosas que foram ressaltadas circunscrevem-se no atendimento as necessidades psciobilógicas de higiene corporal e eliminações para a realização das atividades básicas da vida diária. E nas necessidades psicossociais de comunicação e gregária para a realização das atividades instrumentais da vida diária. CONCLUSÃO: A capacidade funcional das pessoas idosas em investigação determina o planejamento e a organização do trabalho da Enfermagem. Determinando a qualidade dos serviços por indicar o quantitativo necessário para atender as exigências e a capacitação continua.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Silveira Cardoso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/Uruguaiana

Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana). Membro do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Família, Enfermagem e Saúde (GEPEFES).

Daiane dos Santos Rodrigues, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Adulto no Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini. Especializanda em Terapia Intensiva com Ênfase em Oncologia e Controle de infecção Hospitalar no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Cristiana Lopes Leal, Hospital Santa Casa de Caridade de Rio Grande

Enfermeira Assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Casa de Caridade de Bagé. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Marcelo Clarete Seracini Penner, Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Alegrete

Licenciado em Educação Física. Acadêmico do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade da Região da Campanha (URCAMP/Alegrete).

Publicado

2014-03-28

Como Citar

1.
Cardoso LS, Silva BT da, Rodrigues D dos S, Leal CL, Penner MCS. Aged: functional capacity for basic and instrumental activities of daily living. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 19º de abril de 2024];6(2):584-93. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3193

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics