Nursing care and actions in mental health in a psychiatric day hospital: an integrative review

Main Article Content

João Mário Pessoa Júnior
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
Raionara Cristina Araújo Santos
Magnus Kelly Carvalho Dantas
Ellany Gurgel Cosme do Nacimento

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura evidências disponíveis sobre as ações e os cuidados de enfermagem em saúde mental num hospital-dia psiquiátrico. Método: Revisão integrativa da literatura realizada a partir de busca on-line de estudos nas bases de dados: LLILACS, MEDLINE e BDENF, tendo como critérios de inclusão: artigos publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol no período de 1997 a 2012 e que abordassem a temática em questão. Resultados: Os cuidados de enfermagem a pacientes acompanhados em hospitais-dia focam atividades terapêuticas interdisciplinares voltadas à reinserção da pessoa que sofre com transtornos mentais ao convívio familiar e em sociedade. Conclusão: A Enfermagem tem priorizado um cuidado pautado na humanização e na integralidade da atenção no espaço do hospital-dia, a partir da priorização de atividades terapêuticas interdisciplinares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pessoa Júnior JM, Miranda FAN de, Santos RCA, Dantas MKC, Nacimento EGC do. Nursing care and actions in mental health in a psychiatric day hospital: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 15º de agosto de 2022];6(2):821-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3154
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Gradução em Enfermagem na Atenção à Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES.

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor. Docente do Departamento de Enfermagem da UFRN. Coordenador do PPGEnf/UFRN. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Raionara Cristina Araújo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Gradução em Enfermagem na Atenção à Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Magnus Kelly Carvalho Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública. Professor subsituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé.

Ellany Gurgel Cosme do Nacimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN. Professora do CAMEAM/UERN. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>