Nursing care to elderly with bone fractures: an integrative review

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Ana Caroline Fonseca Landim Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Machado Pinheiro Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Soares Pessanha Universidade Federal Fluminense
  • Luiz dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2083-2103

Palavras-chave:

Enfermagem, Idoso, Traumatologia, Ferimentos e lesões.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos idosos vítimas de traumas ósseos e como a enfermagem tem atuado na assistência a estes clientes. Metodo: Revisão Integrativa, realizada na base de dados LILACS a partir dos descritores: Idoso, Enfermagem e Trauma, no intuito de responder a seguinte questão:<< “Qual o perfil dos idosos que sofrem traumas ósseos e qual o papel da enfermagem na assistência a estes clientes?”>>. Resultados: Sofrem mais traumas indivíduos prioritariamente acima de 80 anos, com debilidades neuromotoras, usando múltiplas medicações e com comorbidades. O cuidado de enfermagem aos idosos traumatizados ainda é deficiente, pois observa-se uma incidência significativa de iatrogenias. Conclusão: Os fatores de risco para a ocorrência de eventos traumáticos no idoso favorecem a perda da qualidade de vida, aumento da dependência funcional, sobrecarga aos cuidadores e institucionalização. Os registros dos cuidados prestados proporcionam visibilidade e garantem a continuidade do cuidado de forma qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

&outora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Ana Caroline Fonseca Landim, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).  

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Bolsista IC FAPERJ. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ). 

Fernanda Soares Pessanha, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Bolsista PIBIC CNPQ. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).

Luiz dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem; Professor do Departamento Médico cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Valente GSC, Landim ACF, Pinheiro FM, Pessanha FS, Santos L dos. Nursing care to elderly with bone fractures: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):2083-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3151

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics