Knowledge of health professionals about the distribution of pasteurized human milk

Autores

  • Rosineide Santana de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Talita Cavalcante de Araújo Mello Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danyelle Leonette Araújo dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aline Ribeiro de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Edualeide Jeane Pereira Bulhões da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.261-270

Palavras-chave:

Bancos de Leite, Profissionais da saúde, Maternidades.

Resumo

Objetivo: verificar o conhecimento da equipe de saúde que atua em Unidade de Terapia Intensiva neonatal e/ou alojamento conjunto, quanto à solicitação do leite humano pasteurizado. Método: pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida em uma maternidade escola, situada em Natal/RN, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre maio e agosto de 2010, junto a 55 profissionais, por meio de questionários e as informações obtidas foram tratadas com a estatística descritiva. Resultados: a maioria dos sujeitos constituiu-se de mulheres, técnicas de enfermagem, com idade entre 30 e 49 anos. Sobre a necessidade de o lactente receber leite humano pasteurizado, verificou-se desconhecimento por parte dos profissionais, os quais referiram ser necessário solicitar este alimento para bebês de mulheres com pouco ou nenhum colostro. Conclusão: faz-se imperativo promover estratégias de educação permanente junto aos profissionais sobre o funcionamento do Banco de Leite Humano, especialmente quanto à distribuição do leite humano pasteurizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineide Santana de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem em Diferentes Fases da Vida.

Talita Cavalcante de Araújo Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista voluntária de Iniciação Científica.

Danyelle Leonette Araújo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

<

Aline Ribeiro de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista voluntária de Iniciação Científica.

Edualeide Jeane Pereira Bulhões da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira Obstetra. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2014-01-03

Como Citar

1.
Brito RS de, Mello TC de A, Santos DLA dos, Lima AR de, Nóbrega EJPB da. Knowledge of health professionals about the distribution of pasteurized human milk. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de janeiro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(1):261-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2896

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics