Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education

Main Article Content

Sueli Maria dos Reis Santos
Maria Cristina Pinto de Jesus
Letícia Souza Peyroton
Fernanda Silva Linhares

Resumo

Objetivo: Avaliar o risco familiar de crianças da educação infantil para subsidiar práticas educativas e integração escola- família. Método: Pesquisa exploratória descritiva, quantitativa. Coleta de dados realizada em uma escola de um município de Minas Gerais, em 2011. Os sujeitos foram 69 famílias da escola. Utilizou-se um formulário com tópicos relacionados a fatores socioeconômicos e condições clínicas dos membros das famílias em questão. Submeteram-se os dados à análise estatística com frequência das variáveis, possibilitando o estabelecimento de prioridades (grau de risco, sentinelas e fatores que influenciam os riscos). Resultados: O risco familiar ficou entre baixo e médio, o critério clínico influenciou esta classificação. Observou-se potencial para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão arterial, obesidade, alcoolismo, tabagismo, além de transtornos psicossociais. Conclusão: A classificação propiciou identificar a necessidade de realizar práticas educativas em saúde, na busca de gerar conteúdos e ações coletivas voltadas para sensibilização para aquisição de hábitos saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Santos SM dos R, Jesus MCP de, Peyroton LS, Linhares FS. Assessment and classification of family risk in a school of early childhood education. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de janeiro de 2014 [citado 28º de setembro de 2022];6(1):232-40. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2861
Seção
Research
Biografia do Autor

Sueli Maria dos Reis Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira.Doutora Associada. Departamento Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Atenção à Saúde (NUPIAS).

Maria Cristina Pinto de Jesus, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira.Doutora Associada. Departamento Enfermagem Básica. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Atenção à Saúde (NUPIAS).

Letícia Souza Peyroton, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica de Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Iniciação Científica/UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Silva Linhares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Acadêmica de Enfermagem. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista de Iniciação Científica/UFJF. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Plum Analytics