The care on chemotherapy: the perception of the nursing team

Main Article Content

Eliane de Fátima Almeida Lima
Sasha Oliveira Coelho
Franciele Marabotti Costa Leite
Ana Inês Sousa
Cândida Caniçali Primo

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de quimioterapia acerca do cuidado. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em um hospital de caráter geral filantrópico e privado no município de Vitória/ES, Brasil. Participaram oito profissionais de enfermagem que atuam na unidade.  Os dados foram gravados e coletados através de entrevista semi estruturada com a seguinte questão norteadora: o que é cuidar para você? Resultados e Discussão: Para a análise das informações seguiu-se os passos preconizados para análise temática, resultando na estruturação da categoria analítica denominada: O cuidado de enfermagem em quimioterapia. Conclusão: Os resultados apontam que cuidar exige muito mais do que conhecimentos técnico científicos, requer a compreensão a fundo de sua individualidade, a partir de um relacionamento interpessoal de valorização da pessoa humana, contribuindo conseqüentemente, com o processo de humanização do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Lima E de FA, Coelho SO, Costa Leite FM, Sousa AI, Primo CC. The care on chemotherapy: the perception of the nursing team. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 26º de janeiro de 2014 [citado 28º de setembro de 2022];6(1):101-8. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2855
Seção
Research
Biografia do Autor

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Sasha Oliveira Coelho, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Vitória (ES), Brasil.

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq - CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Ana Inês Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Doutora pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq - CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>