Quality of work life: repercussions for the health of nursing worker in intensive care

Autores

  • Érica Lima Ramos FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
  • Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
  • Ariane Silva Pires FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ
  • Déborah Machado dos Santos FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.571-583

Palavras-chave:

ENFERMAGEM DO TRABALHO, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE DO TRABALHADOR

Resumo

RESUMO: Objetivos: caracterizar as situações que favorecem ou interferem na Qualidade de Vida no Trabalho de enfermagem em terapia intensiva e analisar as repercussões da Qualidade de Vida no Trabalho na saúde do trabalhador de enfermagem da terapia intensiva. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida em um hospital da rede privada do Município do Rio de Janeiro. Sujeitos 15 profissionais de enfermagem, o período de coleta de dados foi julho de 2008. O instrumento utilizado foi à entrevista semiestruturada. A análise dos dados deu-se através da análise temática de conteúdo. Resultados: Os resultados demonstraram que, dentro da instituição, existem cargas de trabalho que provocam o desgaste físico e mental. Conclui-se que esta situação acaba gerando conflitos de sentimentos e repercussões na saúde do trabalhador sob forma de estresse e dores no corpo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Lima Ramos, FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ENF/UERJ.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Procientista da UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.

Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves, FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ENF-UERJ. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Substituto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem ENF/UERJ. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (CAPES).

Ariane Silva Pires, FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ENF-UERJ. Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Déborah Machado dos Santos, FACULDADE DE ENFERMAGEM - UERJ

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós–Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da ENF/UERJ.

Publicado

2014-03-28

Como Citar

1.
Ramos Érica L, Souza NVD de O, Gonçalves FG de A, Pires AS, Santos DM dos. Quality of work life: repercussions for the health of nursing worker in intensive care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(2):571-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2833

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics