The relationship between the nursing diagnosis and cognition tests performed on elderlies with alzheimer’s disease

Main Article Content

Drielle dos Santos Louredo
Selma Petra Chaves Sá
Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
Vilma Duarte Câmara
Ana Beatriz Dornellas Louzada
Isabela Baptista Rodrigues

Resumo

Objetivos: levantar os diagnósticos de enfermagem dos idosos na consulta de enfermagem e relacionar tais diagnósticos com os resultados dos testes neurológicos realizados por neurologista. Método: utilizou-se como instrumento para coleta de dados os formulários de consulta de enfermagem e os de consulta da neurologia de oito idosos. Resultados: Observa-se que alguns diagnósticos de enfermagem foram confirmados em consulta neurológica como o de memória prejudicada com os resultados dos testes para avaliação da memória imediata, incidental e tardia. O risco de quedas foi relacionado com o teste do relógio. O diagnóstico de conhecimento deficiente foi relacionado principalmente com o de reconhecimento das figuras e a avaliação da aprendizagem. Conclusão: o desenvolvimento do trabalho permitiu visualizar a relação entre o diagnóstico de enfermagem e o da neurologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Louredo D dos S, Sá SPC, Funchal Camacho ACL, Câmara VD, Louzada ABD, Rodrigues IB. The relationship between the nursing diagnosis and cognition tests performed on elderlies with alzheimer’s disease. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 26º de janeiro de 2014 [citado 28º de setembro de 2022];6(1):271-8. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2692
Seção
Research
Biografia do Autor

Drielle dos Santos Louredo, Universidade Federal Fluminense- UFF

Acadêmica do 6º período de graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Bolsista de extensão (PROEX) no projeto "A enfermagem na atenção à saúde do idoso e seus cuidadores" (EASIC).

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense/UFF/EEAAC. Doutora em enfermagem/UFRJ.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora adjunta da escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense/EEAAC/UFF. Doutora em enfermagem/UFRJ.

Vilma Duarte Câmara, Universidade Federal Fluminense

Professora. Doutora de Neurologia e Geriatria. Coordenadora do Setor de Neurologia Comportamental e Demências do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ana Beatriz Dornellas Louzada, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Residente em saúde coletiva pela Universidade Federal Fluminense/UFF.

Isabela Baptista Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do 6º período de graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense/UFF. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>