A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course

Main Article Content

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Natasha Otero Fernandes
André Luiz de Souza Braga
Deise de Souza Ferreira

Resumo

Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Valente GSC, Fernandes NO, Braga AL de S, Ferreira D de S. A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 27º de janeiro de 2014 [citado 28º de setembro de 2022];6(1):312-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642
Seção
Research
Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Natasha Otero Fernandes, EEAAC/UFF

 – Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

André Luiz de Souza Braga, EEAAC/UFF

 Enfermeiro. Professor Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

Deise de Souza Ferreira, EEAAC/UFF

. Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>