THE PROFILE OF PARTICIPANT WOMEN IN A NURSING EXTENSION PROGRAM

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Mirian da Costa Lindolpho EEAAC/UFF
  • Liliane Pinheiro de Mello EEAAC/UFF
  • Helena Ferraz Gomes EEAAC/UFF
  • Selma Petra Chaves Sá EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.606-613

Palavras-chave:

Descritores, enfermagem, educação em saúde, idoso.

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil das mulheres participantes do Programa de Extensão A enfermagem na Atenção à saúde do idoso e seus cuidadores (EASIC). Método: Pesquisa documental com abordagem quantitativa dos dados, realizada entre os meses de junho a julho de 2010, no EASIC. Pesquisa aprovada no comitê de ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense – UFF sob o n° 118/2010. O tratamento dos dados se deu por frequência percentual simples.  Resultados: das 458 mulheres atendidas no EASIC; 44,1% tem idade entre 71 a 80 anos; 30,1% são casadas;16,2% recebem 1 salário mínimo; 36,7% possuem como escolaridade o ensino fundamental incompleto; 20,1% são da religião católica; 53,9% reside em Niterói; e 63,1% possuem associações de várias patologias. Conclusão: O conhecimento do perfil da clientela a ser atendida é essencial para identificar as demandas e necessidades de saúde, respeitando os saberes e preservando a resiliência desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Mirian da Costa Lindolpho, EEAAC/UFF

Mestre em enfermagem EEAN/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do departamento de fundamentos de enfermagem e administração da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Liliane Pinheiro de Mello, EEAAC/UFF

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Helena Ferraz Gomes, EEAAC/UFF

Residente em Saúde Coletiva pela EEAAC/UFF. Mestranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Selma Petra Chaves Sá, EEAAC/UFF

Doutora em enfermagem EEAN/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora titular da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Publicado

2013-10-05

Como Citar

1.
Valente GSC, Lindolpho M da C, de Mello LP, Gomes HF, Sá SPC. THE PROFILE OF PARTICIPANT WOMEN IN A NURSING EXTENSION PROGRAM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de outubro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(4):606-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2130

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics