STRESS AND COPING IN FAMILIES OF PATIENTS IN AN INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Tatiele Galli Zanetti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3608-3619

Palavras-chave:

Família, Estresse fisiológico, Estresse psicológico, Unidade de terapia intensiva, Enfermagem, Adaptação psicológica.

Resumo

 

Objetivo: Avaliar e comparar fases de estresse e coping de familiares de pacientes internados em uma UTI de um hospital da região noroeste do Rio Grande do Sul.

Método: Quantitativa, analítica, descritiva, transversal, com 22 familiares. Para a coleta, foram usados dados sociodemográficos e “Inventário de Sintomas de Stress”, acrescido de uma pergunta aberta quanto ao enfrentamento ao estresse vivenciado.

Resultados: A maioria é mulher, casada, com filhos e baixa escolaridade. Quanto à avaliação do estresse, a grande maioria encontrava-se na Fase Intermediária ou Final do estresse e a estratégia de enfrentamento mais mencionada pelos familiares dos pacientes foi “rezar, pedir ajuda a Deus”.

Conclusões: Importante que o enfermeiro acolha e acompanhe as famílias dos pacientes para que elas se sintam igualmente cuidadas.

Descritores: Família; Estresse fisiológico; Estresse psicológico; Unidade de terapia intensiva; Enfermagem; Adaptação psicológica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiele Galli Zanetti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Enfermeira pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, trabalhadora de saúde no Hospital Unimed.

Eniva Miladi Fernandes Stumm, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Enfermeira, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do estado de São Paulo – UNIFESP, professora no Departamento de Ciências da Vida, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, campi Ijuí – RS.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista

Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ

Professora substituta do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul - CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, campi Palmeira das Missões/RS.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

1.
Zanetti TG, Stumm EMF, Ubessi LD. STRESS AND COPING IN FAMILIES OF PATIENTS IN AN INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de março de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(2):3608-19. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2125

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics