THE SUPPORT OF THE COMPANION CHOOSEN BY THE PREGNANT MOTHER IN A MATERNITY SCHOOL

Autores

  • Marcela Caetano Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Odaléa Maria Bruggemann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Roberto Bampi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Viviane Gonzaga Godinho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.153-164

Palavras-chave:

Parto humanizado, Salas de parto, Acompanhantes de pacientes, Enfermagem obstétrica, Apoio social

Resumo

Objetivo: compreender a inserção do acompanhante no centro obstétrico e identificar as ações de apoio à parturiente desenvolvidas no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Método: trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2011, por meio de observação participante não estruturada com 17 acompanhantes, que permaneceram no centro obstétrico de uma maternidade-escola. A análise dos dados foi pelo processo de apreensão, síntese, teorização e transferência. Resultados: emergiram cinco categorias: Aspectos relacionados com a inserção do acompanhante no centro obstétrico; As ações de apoio do acompanhante no pré-parto; O papel do acompanhante no momento do parto; O primeiro contato do acompanhante com o recém-nascido e A interação do acompanhante com o binômio no pós-parto imediato. Conclusão: o acompanhante desenvolve ações de apoio em todos os períodos clínicos do parto, no entanto, tem maior autonomia e sente-se mais confiante no pré-parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Caetano Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido (GRUPESMUR) da UFSC. 

Odaléa Maria Bruggemann, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira obstétrica. Doutora em Tocoginecologia. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Integrante do GRUPESMUR. 

Ricardo Roberto Bampi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro, graduado pela UFSC. Integrante do GRUPESMUR

Viviane Gonzaga Godinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, graduada pela UFSC. Integrante do GRUPESMUR.

Publicado

2013-04-15

Como Citar

1.
Alves MC, Bruggemann OM, Bampi RR, Godinho VG. THE SUPPORT OF THE COMPANION CHOOSEN BY THE PREGNANT MOTHER IN A MATERNITY SCHOOL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de abril de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(3):153-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2060

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics