PREGNANT WOMEN PROFILE ASSISTED IN NURSING'S PRENATAL CONSULTATIONS AT A BASIC HEALTH UNIT

Autores

  • Camila Neumaier Alves UFSM
  • Lúcia Beatriz Ressel UFSM
  • Cheila Sanfelice UFSM
  • Priscila Bisognin UFSM
  • Laís Antunes Wilhelm UFSM
  • Roselaine Ruviaro Zanini UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.132-141

Palavras-chave:

cuidado pré-natal, enfermagem, gravidez.

Resumo

Objetivo: identificar o perfil socioeconômico e comportamental de gestantes assistidas em consulta de enfermagem no pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde do interior do Rio Grande do Sul. Método: Pesquisa quantitativa, documental e retrospectiva. Foram utilizados na coleta de dados 88 históricos de enfermagem dos prontuários de gestantes atendidas no período de janeiro de 2009 a novembro de 2010. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva. Resultados: Predominam gestantes jovens, casadas, com baixa escolaridade e do lar; renda familiar de até dois salários mínimos; saneamento básico presente; negação de uso de álcool, drogas e cigarro; alimentação variada; atividade física restrita; visita odontológica regular; necessidade de reforço da vacina antitetânica; início do pré-natal com menos de 20 semanas; e gestação planejada. Conclusão: Identificar as características das gestantes possibilita reconhecer suas principais necessidades e trabalhar na promoção da saúde, qualificando o pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Neumaier Alves, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – PPGENF/UFSM. Membro do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Lúcia Beatriz Ressel, UFSM

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem pela USP.  Professora Associada do Departamento de Enfermagem/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Cheila Sanfelice, UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Priscila Bisognin, UFSM

Graduanda em Enfermagem na UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM. Bolsista PIBIC/CNPq. 

Laís Antunes Wilhelm, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – PPGENF/UFSM. Membro do grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Roselaine Ruviaro Zanini, UFSM

Doutora em Epidemiologia pela UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Estatística/UFSM.

Publicado

2013-04-11

Como Citar

1.
Neumaier Alves C, Ressel LB, Sanfelice C, Bisognin P, Antunes Wilhelm L, Ruviaro Zanini R. PREGNANT WOMEN PROFILE ASSISTED IN NURSING’S PRENATAL CONSULTATIONS AT A BASIC HEALTH UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2013 [citado 19º de abril de 2024];5(3):132-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2052

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics