THE INTENSIVE AND TECHNOLOGY AS A TRADEMARK

Autores

  • Thiago Quinellato Louro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Lidiane da Fonseca Moura Clínica Oncológica do Hospital São Lucas Copacabana
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2465-2482

Palavras-chave:

enfermagem, cuidados intensivos, tecnologia.

Resumo

Objetivos: identificar a percepção dos profissionais de enfermagem acerca da assistência de enfermagem prestada no ambiente das UTIs; descrever o uso de tecnologias duras nas unidades de terapia intensiva do ponto de vista da equipe de enfermagem; e analisar as implicações deste uso na assistência aos clientes críticos em terapia intensiva. Métodos: estudo descritivo, exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. O cenário foi composto por 02 UTIs, sendo uma em instituição Pública e outra privada, ambas situadas no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que desenvolviam atividades nas referidas instituições. A coleta dos dados ocorreu através de questionários com a utilização de roteiro estruturado contendo perguntas abertas. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de análise frequencial, para os dados qualitativos foi utilizada a análise temática. Resultados: em seus relatos, os sujeitos, nos revelaram sua preocupação a todo instante com os aspectos subjetivos que permeiam a assistência de enfermagem em UTI, embora o cuidado com as tecnologias tenha emergido nos discursos, os mesmos não foram supervalorizados. Conclusão: através dos depoimentos dos sujeitos conseguimos constatar como ocorre a utilização das máquinas e equipamentos e suas implicações no assistir de enfermagem nas UTIs, como instrumentos do cuidado, não como foco de atenção. Evidenciamos também que o uso das tecnologias duras na assistência de enfermagem em terapia intensiva trazem implicações sobretudo, no que se refere ao modo como os profissionais entendem estas unidades. Descritores: enfermagem; cuidados intensivos; tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Quinellato Louro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Temporário no Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Rio de Janeiro, Brasil. 

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em enfermagem, Professor Adjunto no Departamento de Enfermagem Fundamental Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Rio de Janeiro, Brasil. 

Lidiane da Fonseca Moura, Clínica Oncológica do Hospital São Lucas Copacabana

Especialista em Terapia Intensiva, Enfermeira na Clínica Oncológica do Hospital São Lucas Copacabana. Rio de Janeiro, Brasil.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor Assistente no Departamento de Enfermagem Fundamental Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

1.
Louro TQ, Silva RCL da, Moura L da F, Machado DA. THE INTENSIVE AND TECHNOLOGY AS A TRADEMARK. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de junho de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3):2465-82. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2034

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics