FALLING ILL AND SURVIVING BREAST CANCER: THE EXPERIENCE OF MASTECTOMIZED WOMAN

Main Article Content

Cíntia Mourão Pereira
Bruna Knob Pinto
Rosani Manfrin Muniz
Daniela Habekost Cardoso
Wanessa Pasolius Wexel

Resumo

Objetivo: Conhecer a vivência da mulher mastectomizada frente ao adoecer e sobreviver ao câncer de mama. Método: Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com cinco mulheres sobreviventes ao câncer de mama, mastectomizadas e com alto grau de resiliência atendidas na Unidade de Oncologia do Hospital Escola (UFPel) Pelotas/RS. A coleta dos dados ocorreu no domicílio das informantes, de agosto a outubro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi a temática. Resultados: Os resultados apontam que a vivência do câncer para estas mulheres foi permeada por sentimentos, mas que encontraram força no apoio da família, amigos, religião e na fé. Após os tratamentos elas procuraram caminhos alternativos para sobreviver com qualidade. Conclusões: A enfermagem tem um papel fundamental na avaliação das necessidades da mulher mastectomizada, promover a articulação dos cuidados com a equipe multiprofissional e contribuir para a reinserção social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pereira CM, Pinto BK, Muniz RM, Cardoso DH, Wexel WP. FALLING ILL AND SURVIVING BREAST CANCER: THE EXPERIENCE OF MASTECTOMIZED WOMAN. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de março de 2013 [citado 26º de setembro de 2022];5(2):3837-46. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2003
Seção
Research
Biografia do Autor

Cíntia Mourão Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Pós Graduanda em Enfermagem Oncológica no Hospital Moinhos de Vento. Pelotas – RS - Brasil.

Artigo elaborado a partir da monografia intitulada “A vida após o tratamento: A mulher sobrevivente ao câncer de mama” apresentada na Faculdade de Enfermagem/UFPel em Dezembro de 2011.

 

Bruna Knob Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fen/UFPel. Bolsista Demanda Social – CAPES. Membro do NUCCRIN. Pelotas – RS - Brasil.

 

Autor Correspondente: Bruna Knob Pinto

Endereço: Rua Padre Anchieta, n° 1333, Apto 702 – Centro. CEP: 96015-420. Pelotas –RS ,Brasil.

Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Faculdade de Enfermagem Fen/UFPel. Pesquisadora do NUCCRIN. Pelotas-RS - Brasil

Daniela Habekost Cardoso, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Especialista em Oncologia. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fen/UFPel. Membro do NUCCRIN. Pelotas – RS - Brasil.

Wanessa Pasolius Wexel, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica de Enfermagem Fen/UFPel. Bolsista PIBIC. Membro do NUCCRIN. Pelotas – RS - Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)