THE CARE AND COMMUNICATION: INTERACTION BETWEEN NURSES AND FAMILIES OF USERS IN AN ADULTINTENSIVE CARE UNIT

Main Article Content

Rodrigo Nonato Coelho Mendes
Amanda de Figueirôa Silva Carmo
Laisla Alves Moura
Nayana Lays Ferreira Bona Dias
Paulo Henrique de Cerqueira Dias

Resumo

Objetivo: Avaliar como acontece a comunicação entre enfermeiros e familiares de usuários de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Método: A amostra foi de sete enfermeiros e seis familiares, constituindo um total de treze entrevistados. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Após a realização das entrevistas, procedeu-se a análise utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A interpretação e a discussão dos resultados tiveram como base a Teoria Pragmática da Comunicação. Resultados: Levaram à composição de três categorias: Estabelecendo uma comunicação entre enfermeiros e família; O olhar do enfermeiro para a família; e Dificuldades e facilidades para se estabelecer a comunicação entre enfermeiros e família. Conclusão: Percebeu-se que a comunicação é realizada de forma apenas informativa, sem cuidados à família, apontando como principal dificuldade a falta de tempo que decorre da dinâmica de trabalho da UTI.Descritores: Enfermagem; Comunicação; Família; Relações enfermeiro-paciente; Unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Mendes RNC, Carmo A de FS, Moura LA, Dias NLFB, Dias PH de C. THE CARE AND COMMUNICATION: INTERACTION BETWEEN NURSES AND FAMILIES OF USERS IN AN ADULTINTENSIVE CARE UNIT. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de setembro de 2012 [citado 9º de agosto de 2022];4(3):2730-43. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1978
Seção
Research
Biografia do Autor

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Membro do Grupo de Estudos em Cuidados Críticos - GECC.

Amanda de Figueirôa Silva Carmo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Enfermeira, Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. Docente do Módulo Cuidados de Enfermagem ao Paciente Crítico da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Membro do Grupo de Estudos em Cuidados Críticos - GECC.

Laisla Alves Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Membro do Grupo de Estudos em Cuidados Críticos - GECC.

Nayana Lays Ferreira Bona Dias, Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN

Enfermeira pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN

Paulo Henrique de Cerqueira Dias, Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN

Enfermeiro pela Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)