ASSISTIVE TECHNOLOGIES TO ELDER: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Main Article Content

Karla Fernandes de Albuquerque
Maria Adelaide Paredes Moreira
Sônia Mara Gusmão Costa
Íris do Céu Clara Costa
Ana Claudia Freire de Araújo Patrício

Resumo

Objetivo: identificar a produção científica nas produções que abordam o assunto tecnologias assistivas direcionadas ao idoso. Metodologia: realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura cujo universo do estudo foi constituído por publicações disseminadas nos bancos de dados, LILACS, MEDLINE e SCIELO, que contemplavam a temática. Como critérios de inclusão definiu-se artigos completos em português, com os descritores, Tecnologia Assistiva, tecnologia assistiva para idosos e assistência tecnológica para idosos, no período de 2005 à 2011. Resultados: foram encontrados 2 artigos completos, na LILACS que atendiam aos critérios de inclusão. Conclusão: a produção científica pertinente às tecnologias assistivas e idoso ainda é pouco expressiva na literatura nacional da área de Saúde. Devendo haver um enriquecimento do acervo bibliográfico dessa área de estudo resultando em disseminação do conhecimento acerca da aplicação de Tecnologia Assistivas como alternativa para o desempenho ativo desse crescente grupo populacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Albuquerque KF de, Moreira MAP, Costa SMG, Costa Íris do CC, Patrício ACF de A. ASSISTIVE TECHNOLOGIES TO ELDER: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de abril de 2012 [citado 3º de julho de 2022];(Supl.):184-8. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1976
Seção
Research
Biografia do Autor

Karla Fernandes de Albuquerque, UNIPÊ

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde – UFRN. Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem – UNIPÊ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Envelhecimento e Representação Social – UNIPÊ. 

Maria Adelaide Paredes Moreira, UFPB.PNPD/UFPB/

Fisioterapeuta.Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB.PNPD/UFPB/Capes. Doutora em Ciências da Saúde. 

Sônia Mara Gusmão Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fisioterapeuta, Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bolsista Reuni. 

Íris do Céu Clara Costa, UFRN

Odontóloga, PHD em Odontologia Preventiva e Social. Professora Associada – UFRN.

Ana Claudia Freire de Araújo Patrício, UNIPÊ

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)