CHARACTERIZATION OF FALLS IN THE ELDERLY

Autores

  • Ana Claudia de Carvalho Lira UFPB
  • Maria de Lourdes de Farias Pontes USP
  • Adriana de Azevedo Smith Marques Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ronaldo Bezerra de Queiroz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Tatyana Ataíde Melo de Pinho Universidade Federal da Paraíba
  • Antonia Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..176-183

Palavras-chave:

Idoso, Queda, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Caracterizar as quedas sofridas por idosos. Métodos: Pesquisa de campo com abordagem quantitativa realizada com 97 idosos que sofreram quedas, atendidos nas Unidades de Saúde, no município de João Pessoa-Paraíba. A coleta foi realizada a partir de um questionário estruturado, no período de abril a junho de 2011. Os dados foram analisados a partir de um banco de dados organizado pelo Excel e importado para o aplicativo SPSS versão 11.5. Resultados: Os idosos do estudo em sua maioria sofreram de uma a duas quedas, prevalecendo à ocorrência em calçadas. O fator intrínseco mais presente foi alteração do equilíbrio; extrínsecos: piso escorregadio, com consequência mais frequente as escoriações. Conclusão: Este estudo aponta à necessidade da adoção de medidas individuais e coletivas para promover as condições de saúde dos idosos, como avaliação em que o idoso vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Carvalho Lira, UFPB

Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia pela UFPB. CAISI – Secretaria Municipal de Saúde/João Pessoa-PB.

Maria de Lourdes de Farias Pontes, USP

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, USP/Ribeirão Preto. Professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq. 

Adriana de Azevedo Smith Marques, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fisioterapeuta, Mestre em Enfermagem pela UFPB. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq. 

Ronaldo Bezerra de Queiroz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 Médico. Mestre. Pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq. 

Tatyana Ataíde Melo de Pinho, Universidade Federal da Paraíba

Fisioterapeuta. Mestre em Enfermagem. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq.

Antonia Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora. Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq. Pesquisadora do CNPq. 

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

1.
Lira AC de C, Pontes M de L de F, Marques A de AS, Queiroz RB de, Pinho TAM de, Silva AO. CHARACTERIZATION OF FALLS IN THE ELDERLY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de abril de 2012 [citado 28º de março de 2024];(Supl.):176-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1975

Plum Analytics