REASONS WHY THE ELDER PEOPLE DID NOT VACCINATE AGAINST INFLUENZA SEASONAL

Main Article Content

Ludmila Mourão Xavier-Gomes
Kátia Ribeiro Antunes
Thiago Luis Andrade-Barbosa
Carla Silvana Oliveira Silva

Resumo

OBJETIVO: Compreender os motivos que levaram os idosos a não se vacinarem contra a Influenza seasonal. MÉTODOS: Estudo descritivo e qualitativo, fundamento na Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados foi mediante entrevista semiestruturada gravada com 10 idosos que não se vacinaram contra a Influenza. RESULTADOS: Os idosos demonstraram medo da agulha e desconhecimento acerca dos eventos adversos da vacinação, evidenciados através da preocupação com as reações provocadas pela vacina. Os idosos apresentam a ‘crença do idoso saudável’ que, está associada à recusa ao tabu de que apenas aqueles que estão doentes é que precisam da vacina. À vacina é atribuído o aspecto curativo, desconsiderando assim os benefícios preventivos. CONCLUSÃO: Os motivos que levaram os idosos a não se vacinarem contra a gripe estão associados a crenças, mitos e a falta de informação, orientação. Portanto torna-se necessário a orientação e incentivo dos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Xavier-Gomes LM, Antunes KR, Andrade-Barbosa TL, Silva CSO. REASONS WHY THE ELDER PEOPLE DID NOT VACCINATE AGAINST INFLUENZA SEASONAL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 7º de agosto de 2012 [citado 9º de agosto de 2022];4(3):2561-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1964
Seção
Research
Biografia do Autor

Ludmila Mourão Xavier-Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa FASA Enfermagem das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. 

Kátia Ribeiro Antunes, Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros

Enfermeira graduada pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. 

Thiago Luis Andrade-Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeiro. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Carla Silvana Oliveira Silva, Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo –UNIFESP. Professora das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)