INFLUENCE OF THE SOCIAL AND FAMILIAR THE CONTEXT TO THE ATTENTION OF THE ELDERLY IN THE VIEW OFHEALTH PROFESSIONAL

Autores

  • Andréia Furtado de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jailson Alberto Rodrigues Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Débora Cíntia Oliveira da Silva UFPB
  • Jordana de Almeida Nogueira Universidade Federal da Paraíba
  • Sandra Aparecida de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Valéria Peixoto Bezerra UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..145-154

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Atenção primária à saúde, Maus-tratos ao idoso

Resumo

Objetivo: analisar sob a percepção dos profissionais das equipes de saúde da família, a influência do contexto sócio familiar na promoção de cuidados ao idoso. Método: Estudo descritivo, tipo inquérito, realizado em João Pessoa-PB, sendo o universo constituído por 250 profissionais de saúde. Para coleta de dados utilizou-se um questionário, contendo questões relacionadas à avaliação dos serviços de saúde oferecidos ao idoso. Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo que apontou três categorias: fatores relacionados ao contexto sócio familiar, aspectos inerentes aos cuidadores, como ao próprio idoso que influenciam na promoção do cuidado na saúde do idoso. Resultados: Destaca-se uma violação aos direitos adquiridos pelos idosos, tais como a violência doméstica (15,2%), abandono familiar (10,8%), violência financeira (10,4%). Quanto aos cuidadores observa-se descompromisso diante do cuidado ao idoso (12,0%), como também despreparo dos cuidadores. Conclusões: Considerando a saúde de uma forma ampliada, tornam-se necessárias mudanças no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para a população idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Furtado de Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Paraíba- PB. Especialista em Atenção à Saúde e Envelhecimento- Universidade Federal da Paraíba.

Jailson Alberto Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeiro. Especialista em Saúde Coletiva. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 

Débora Cíntia Oliveira da Silva, UFPB

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública.  

Jordana de Almeida Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Clinica, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-Universidade Federal da Paraíba – UFPB- Brasil.

Sandra Aparecida de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

Valéria Peixoto Bezerra, UFPB

 Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Clinica, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-Universidade Federal da Paraíba – UFPB- Brasil. 

Downloads

Publicado

2012-04-28

Como Citar

1.
Figueiredo AF de, Rodrigues JA, Silva DCO da, Nogueira J de A, Almeida SA de, Bezerra VP. INFLUENCE OF THE SOCIAL AND FAMILIAR THE CONTEXT TO THE ATTENTION OF THE ELDERLY IN THE VIEW OFHEALTH PROFESSIONAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de abril de 2012 [citado 16º de abril de 2024];(Supl.):145-54. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1961

Plum Analytics