REFLECTIONS ON THE QUALITY OF WORK LIFE OF NURSES IN THE PREHOSPITAL

Main Article Content

Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Alcivan Nunes Vieira
Viviane Euzebia Pereira Santos

Resumo

Objetivo: Descrever como os enfermeiros que atuam no SAMU-Mossoró-RN, Brasil, percebem os reflexos desse tipo de trabalho em sua qualidade de vida. Métodos: Estudo qualitativo de abordagem descritiva, em que foi utilizada a entrevista semiestruturada a fim de descrever os reflexos do trabalho na qualidade de vida desses profissionais. Participaram do estudo seis enfermeiros do SAMU Mossoró-RN. Resultados: Os participantes do estudo relacionaram que o confronto com situações de natureza estressante interfere na qualidade de vida sendo expresso em cansaço e desmotivação, além de não possuir tempo para o desenvolvimento de atividades que lhe deem prazer fora do ambiente de trabalho. Conclusão: O profissional de enfermagem deve buscar atividades que lhe deem prazer e satisfação tanto no ambiente de trabalho como fora dele para que o seu corpo e mente não se tornem vítimas das consequências negativas que o viver para o trabalho proporciona. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Filgueira Martins CC, Vieira AN, Pereira Santos VE. REFLECTIONS ON THE QUALITY OF WORK LIFE OF NURSES IN THE PREHOSPITAL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de novembro de 2012 [citado 15º de agosto de 2022];4(4):2966-71. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1857
Seção
Research
Biografia do Autor

Cláudia Cristiane Filgueira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Brasil. Membro do laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologia em saúde e Enfermagem. Bolsista CAPES. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: alcivan.nunes@yahoo.com.br

Viviane Euzebia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Professora Doutora, colaboradora do Programa de pós graduação em enfermagem da UFRN, professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,. Natal, Brasil. Membro do laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologia em saúde e Enfermagem. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)