THE NURSING CONSULTATION AS TOOL FOR HEALTH PROMOTION AND PREVENTION OF OSTEOPOROSIS IN OLDER WOMEN

Autores

  • Mirian da Costa Lindolpho Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Liliane Pinheiro de Mello Universidade Federal Fluminense -UFF
  • Helena Ferraz Gomes Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Flávia Binatto Gomes Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2988-2997

Palavras-chave:

osteoporose, enfermagem geriátrica, cálcio na dieta

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil dietético e epidemiológico das idosas atendidas no Programa de Extensão A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e seus cuidadores (EASIC), com osteoporose e com risco para osteoporose; e informar a estas idosas  sobre a importância do autocuidado, com a distribuição de folder explicativo, durante a consulta de enfermagem. Método: Pesquisa de campo, exploratória descritiva, associada à pesquisa documental, com abordagem quantitativa dos dados. Resultados: Evidencia-se que o perfil sócio-epidemiológico e dietético das idosas encontra-se diversificado, fatores de risco à osteoporose presentes,  alimentação pobre em ingestão de cálcio, com atividades preventivas à osteoporose sendo realizadas, porém, algumas ainda com pouca participação. Conclusão: Percebe-se a necessidade da realização de mais ações educativas na prevenção à osteoporose. Sendo o conhecimento da clientela atendida fundamental no direcionamento das ações educativas e como essencial, o trabalho multiprofissional no processo da educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian da Costa Lindolpho, Universidade Federal Fluminense

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta II do Departamento de Fundamentos em Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Liliane Pinheiro de Mello, Universidade Federal Fluminense -UFF

Graduada em Enfermagem pela EEAAC/UFF.

Helena Ferraz Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduada em Enfermagem pela UFJF; Residente em Saúde coletiva pela EEAAc/UFF.

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Flávia Binatto Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Nutricionista. Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa /Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-05-07

Como Citar

1.
Lindolpho M da C, Valente GSC, de Mello LP, Gomes HF, Sá SPC, Gomes FB. THE NURSING CONSULTATION AS TOOL FOR HEALTH PROMOTION AND PREVENTION OF OSTEOPOROSIS IN OLDER WOMEN. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 7º de maio de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(2):2988-97. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1814

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics