THE KNOWLEDGE OF HEALTH PROFESSIONALS ABOUT THE COMPLEMENTARY THERAPIES ON PRIMARY CARECONTEXT

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Rosália Garcia Neves
Leandro Barbosa de Pinho
Roxana Isabel Cardozo Gonzáles
Jenifer Harter
Jacó Fernando Schneider
Annie Jeanninne Bisso Lacchini

Resumo

Objetivo: descrever o conhecimento dos profissionais de saúde acerca do uso de terapias complementares (TCs) no contexto da atenção básica. Método: Pesquisa qualitativa, de caráter descritiva, que foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de um município da Região Sul do Brasil. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada com quatro profissionais de saúde atuantes nesta unidade, sendo um profissional de cada área da saúde. Resultados: Demonstrou-se que os profissionais que conhecem as Terapias Complementares em geral as indicam à população. Ao contrário, aqueles que desconhecem aplicações ou situações no cotidiano da prática ficam mais atrelados à medicação alopática. Pela falta de evidências científicas, dificilmente indicam o tratamento complementar. Conclusão: Espera-se que o estudo possa refletir sobre a necessidade de incorporação das práticas complementares como coadjuvantes do tratamento, da prevenção e da promoção em saúde, uma motivação a mais para profissionais e pacientes no contexto da atenção básica.

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Como Citar
1.
Neves RG, Pinho LB de, Gonzáles RIC, Harter J, Schneider JF, Lacchini AJB. THE KNOWLEDGE OF HEALTH PROFESSIONALS ABOUT THE COMPLEMENTARY THERAPIES ON PRIMARY CARECONTEXT. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 23º de julho de 2012 [citado 9º de agosto de 2022];4(3):2502-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1767
Seção
Research
Biografia do Autor

Rosália Garcia Neves, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP-USP. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Roxana Isabel Cardozo Gonzáles, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Jenifer Harter, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Jacó Fernando Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP-USP. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Annie Jeanninne Bisso Lacchini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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