THE THEORETICAL CONCEPT OF THE PSYCHIATRIC REFORM IN VISION PROFESSIONALS AT THE CENTER FORPSYCHOSOCIAL CARE

Autores

  • Cláudio Tosi Cavada Universidade Federal de Pelotas
  • Valéria Cristina Christello Coimbra Universidade Federal de Pelotas
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas
  • Michele Mandagará de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Leandro Barbosa de Pinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariane da Cruz Guedes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2318-2326

Palavras-chave:

Saúde Mental. Reforma dos Serviços de Saúde. Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: analisar as concepções de reforma psiquiátrica presentes no discurso de profissionais de um CAPS, a partir do campo teórico-conceitual, previamente definido por Paulo Amarante. O presente estudo integra a pesquisa de Avaliação dos CAPS da Região Sul do Brasil (CAPSUL), realizada em 2006. Métodos: Trata-se de um estudo de caso, descritivo e analítico, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o banco de dados qualitativo da pesquisa CAPSUL, elegendo-se o estudo de caso do município de São Lourenço do Sul/RS, compreendendo as entrevistas de 11 profissionais. Resultados: Os dados foram agrupados no Campo Teórico Conceitual - reestruturando conceitos para mudar as práticas. A concepção sobre a reforma psiquiátrica está relacionada ao rompimento do isolamento como forma de cuidado da loucura e transformação da prática. Conclusão: A reestruturação dos conceitos torna-se importante para a construção de novas formas de cuidar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Tosi Cavada, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Valéria Cristina Christello Coimbra, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Michele Mandagará de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Ariane da Cruz Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-05-14

Como Citar

1.
Cavada CT, Coimbra VCC, Kantorski LP, de Oliveira MM, de Pinho LB, Guedes A da C. THE THEORETICAL CONCEPT OF THE PSYCHIATRIC REFORM IN VISION PROFESSIONALS AT THE CENTER FORPSYCHOSOCIAL CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de maio de 2012 [citado 19º de abril de 2024];4(2):2318-26. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1754

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics