CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE

Main Article Content

Vanessa Galdino de Paula
Luis Carlos Santiago

Resumo

Objetivo: identificar os principais fatores causadores de estresse no cuidado em Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo entrevistados vinte e dois enfermeiros. Métodos: trata-se de artigo da discussão da primeira categoria de uma Dissertação de Mestrado, sendo do tipo descritivo-exploratório, qualitativo realizado em um hospital privado no Rio de Janeiro, Brasil. A estratégia para o levantamento de dados constou de entrevista estruturada. A análise de conteúdo dos discursos foi feita conforme postulado por Bardin. Resultados: como resultado identificou-se os conflitos nos relacionamentos interpessoais decorrentes de fatores dificultam a comunicação enfermeiro/cliente durante o cuidado. Conclusão: os resultados nos levaram a uma importante reflexão, isto é, que não há nada tão complexo, tão difícil e tão importante quanto aos processos de uma comunicação bem feita entre diferentes atores envolvidos numa situação de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Paula VG de, Santiago LC. CONFLICT IN RELATIONSHIPS INTERPESSOAIS ARISING FROM THE FACTORS THAT DIFICULTAM COMMUNICATION NURSES/AT CUSTOMER CARE. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de junho de 2012 [citado 9º de agosto de 2022];4(3):2312-7. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1743
Seção
Research
Biografia do Autor

Vanessa Galdino de Paula

Enfermeira. Mestre em Enfermagem na Linha de Pesquisa "O Cotidiano da Prática de Cuidar e ser Cuidado, de Gerenciar, de Pesquisar e de Ensinar" do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado em Enfermagem/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Enfermeira Especialista em Cliente Crítico Cardiológico pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IAVM/Universidade Candido Mendes. Docente do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). E mail:vanegalpa@yahoo.com.br, Niterói, RJ, Brasil.

Luis Carlos Santiago

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Centro Colaborador para Organização Pan Americana de Saúde-Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Ciências da Enfermagem/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professor Adjunto nível 3 do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto(UNIRIO). E mail: luisolitrio@yahoo.com.br, Rio de Janeiro /RJ, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)