PERCEPTION OF NURSES ON BIOSAFETY IN THE HOSPITAL

Main Article Content

Jackeline Kris Santos Moura
Adriana Maria Pereira da Silva
Rafaella Ayanne Alves dos Santos
Amanda Larissa Souza dos Santos
Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo

Objetivo: analisar a percepção dos enfermeiros sobre a Biossegurança em seu ambiente de trabalho. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, realizada no Hospital de Urgências e Traumas (HUT), localizado em Petrolina-PE. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, no período de fevereiro/abril de 2010. Nele participaram 17 enfermeiros. Os dados foram avaliados conforme a análise do conteúdo de Bardin. Resultados: menos da metade dos entrevistados percebe a Biossegurança como medida de proteção do trabalhador; alguns enfermeiros afirmaram o não uso dos EPI’s por parte da equipe. A minoria dos entrevistados relatou a importância da Biossegurança para o desempenho do seu trabalho.  Alguns enfermeiros abordaram a relevância da educação em saúde relacionada a temática Biossegurança. Conclusão: O estudo permite concluir que a percepção dos enfermeiros para essas questões está limitada, contribuindo para mostrar a necessidade de se realizar treinamentos periódicos com essa temática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Santos Moura JK, Pereira da Silva AM, Alves dos Santos RA, Souza dos Santos AL, Pereira Santos VE. PERCEPTION OF NURSES ON BIOSAFETY IN THE HOSPITAL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de janeiro de 2012 [citado 28º de setembro de 2022];4(1):2705-13. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1657
Seção
Research
Biografia do Autor

Jackeline Kris Santos Moura

Enfermeira. Enfermeira do Hopistal de Urgência e Traumas, Petrolina. 

Adriana Maria Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem do 8 período da Univasf, Petrolina.

Rafaella Ayanne Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem do 8 período da Univasf, Petrolina.

Amanda Larissa Souza dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Acadêmica de Enfermagem do 8 período da Univasf, Petrolina.

Viviane Euzébia Pereira Santos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Docente do Curso do departamento de Enfermagem da UFRN – Natal- RN. Membro do Laboratório de Investigação do cuidado, segurança do paciente e tecnologia em saúde e enfermagem da UFRN- Natal/RN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)