ADOLESCENTS: THEIR DESIRES, LOVES AND FEARS IN SOCIAL AND FAMILY BACKGROUND

Autores

  • Rosiane Filipin Rangel UNIFRA
  • Regina Gema Santini Costenaro UNIFRA
  • Camila Castro Roso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2686-2694

Palavras-chave:

Adolescente, Amor, Emoções, Família, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer os anseios, temores e amores vivenciados pelos adolescentes no contexto familiar e social. Método: pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, realizada com 477 adolescentes, matriculados em uma escola de ensino médio de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, entre os meses de setembro e outubro de 2009. Adotou-se a análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: os resultados foram evidenciados a partir dos seguintes temas: significando o amor, experiências de angústias e situações causadoras de medo. Conclusão: conclui-se, que a fase da adolescência se caracteriza como singular e complexa, visto que cada adolescente age e reage com base em valores e crenças familiares e sociais específicas. Destaca-se a adolescência como uma fase de transformações e amadurecimento dos sentimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Filipin Rangel, UNIFRA

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social na Enfermagem e Saúde - GEPESES e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Organização do Trabalho da Enfermagem e Saúde –GEPOTES.

Regina Gema Santini Costenaro, UNIFRA

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Líder do Grupo Interdidsciplinar de Pesquisa em Saúde.

Camila Castro Roso, UFSM

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva. Mestranda em Enfermagem. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2012-01-12

Como Citar

1.
Rangel RF, Costenaro RGS, Roso CC. ADOLESCENTS: THEIR DESIRES, LOVES AND FEARS IN SOCIAL AND FAMILY BACKGROUND. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de janeiro de 2012 [citado 16º de abril de 2024];4(1):2686-94. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1654

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics